sábado, janeiro 22

LEC 6

Exercício da semana - 6

Escreva um pequeno texto que traduza, em cerca de dez linhas, um dos seus itinerários mais rotineiros (ida para o emprego ou para a universidade, regresso a casa ao fim da tarde, ida às compras, regresso de casa de um amigo, etc.).
Transponha esse texto para os três tipos de ponto de vista que estudámos neste Bloco: homodiegese, heterodiegese, e prática polifónica.

Trabalho:

Homodiegese

Está na hora de regressar a casa depois de mais um dia de trabalho. São 18h15m de um dia chuvoso de Novembro, a noite começa a lançar o seu manto sobre a cidade quando mergulho no trânsito. 
Parada no semáforo fronteiro à EEM observo o paquete todo iluminado que parte do porto rumo ao desconhecido e invejo aqueles que partem a caminho de outras descobertas. 
O vermelho passa a verde, e a fila de carros serpenteia, devagar, passando pelas filas de pessoas que esperam pacientemente o autocarro que as há-de levar a casa. Estudantes, aos magotes saem da Cristóvão Colombo, O resto do caminho é relativamente rápido, estou já frente à garagem, espero que a porta, accionada pelo comando automático se abra e estaciono no meu lugar.
Caminho em direcção ao elevador acompanhada pelo eco dos meus passos no cimento.

Heterodiegese

As aulas terminaram e ela dirige-se apressada para o carro fugindo à chuva miúda que teima em cair. As noites de Novembro são longas, pensa, enquanto mergulha no trânsito, já é quase noite.
Enquanto espera que o semáforo passe de vermelho a verde, mira o paquete que sai do porto e pensa em como seria bom ir nele, conhecer outras paragens, outros portos.
O avançar lento do trânsito dá-lhe tempo de observar as pessoas que esperam o autocarro nas paragens da Avenida do Mar, parecem-lhe pacientes mas pode ser só cansaço. Mais um quilómetro e vê, pelo canto do olho, os estudantes da Cristóvão Colombo que saem das aulas conversando e rindo.
Ao chegar à frente do prédio abre, com um gesto automático a porta e estaciona no seu lugar. Os seus passos perdem-se, ecoando, na direcção do elevador.

Prática polifónica


Saída da escola apresso-me em direcção ao carro passando entre as conversas dispersas.
- O meu filho está com uma otite, até pensei em faltar hoje.
A noite cai agora tão cedo, é Novembro, cai uma chuva miudinha, irritante.
- A professora foi injusta comigo, eu não estava a fazer nada, não achas?
- Mas que queres, acho que ela não gosta de ti, tomou-te de ponta!
O interior do carro é confortável e percorro a avenida lentamente, até dá para observar o paquete que sai e se dirige para o mar alto, todo iluminado, vontade de partir também.
-O autocarro nunca mais vem, ainda tenho jantar para fazer e roupa para engomar.
- Olha o Benfica lá conseguiu ganhar depois das derrotas com o Porto e o Hapoel.. Não vale sequer a pena comprarmos o jornal, amanhã na escola lemos na internet.
Chego finalmente a casa ainda com os ecos dos farrapos de conversas e dos meus passos no cimento.

Sem comentários: