sábado, janeiro 22

LEC 2

Leia atentamente (em baixo) este belo texto de Ferreira de Castro.

Reescreva-o duas vezes, tentando manter a sua dimensão (mais ou menos seis linhas). 

Na primeira recriação, faça com que o texto de Ferreira de Castro se transforme numa descrição dominantemente objectiva. 

Na segunda recriação, faça com que o texto de Ferreira de Castro se transforme numa descrição dominantemente subjectiva.


“Com a chuva, a neblina ia-se rasgando, descendo, separando-se em farrapos e deixando a descoberto trechos de terra, como se dum mar de espuma surgisse um arquipélago. Sobre as pedras lavadas apareciam as mulheres; retardatárias, que caminhavam, apressadamente, em direcção à igreja, uma das mãos no guarda-chuva, a outra a levantar um pouco as saias, para que a água não as esparrinhasse. Não se via o rosto de nenhuma delas.”
Ferreira de Castro, A Missão - 3 novelas (A Experiência), Guimarães & Cª., Lisboa, 1954

Trabalho:
L
Descrição objectiva

Conforme a chuva cai, a neblina rasga-se e desce, vai-se separando e mostrando vários trechos de terra. No caminho de pedra, molhado, algumas mulheres caminham, em direcção à igreja, vão apressadas, quase a correr. Numa das mãos trazem o guarda-chuva enquanto levantam com a outra as saias para que a água não as molhe. Não se via o rosto de nenhuma delas.

Descrição subjectiva:

A chuva cai intensamente levando a neblina a rasgar-se e a ir descendo, esfarrapando-se e pondo a descoberto vários trechos de terra, como se várias ilhas surgissem de um oceano de espuma. Sobre as pedras molhadas e escorregadias do sinuoso caminho, passam, apressadas, várias mulheres com o rosto coberto pelos guarda-chuvas que transportam numa das mãos, enquanto que, com a outra, levantam ligeiramente as saias, tentando protegê-las para evitarem que elas se molhem.

Sem comentários: