sábado, janeiro 22

LEC 1

Exercício da semana - 1 
Imagine que se encontra num barco que começa a afastar-se de Lisboa (ou de outra qualquer cidade fluvial ou marítima). Faça uma descrição da cidade que tem na frente dos seus olhos (como se a cena se passasse fora do tempo. Isto é, como se descrevesse o que vê num ecrã de vídeo parado e onde o tempo está em suspenso. Limite-se, pois, neste exercício, a representar o espaço, seleccionando os elementos mais pertinentes e as naturezas ou “qualidades” mais variadas).

(por uma questão de necessária economia expressiva, solicita-se que não ultrapasse as dez linhas, ou seja, os 800 caracteres)

Trabalho

O Lobo Marinho afasta-se do cais acompanhado pelo grito estridente das gaivotas. O mar está calmo, embora aqui e ali se avistem cristas brancas de espuma que o vento levanta,  Perante os olhos dos passageiros que se juntam na amurada, o Funchal emerge da luz mágica do amanhecer, as casas brancas faiscando, encimadas por telhados vermelhos, ponteando as encostas de vários tons de verde que vão do esmeralda ao quase negro. Mais uma cor se junta a estas, o cinza das estradas que serpenteiam encosta acima e se entrelaçam com os farrapos de nuvens que, como linhas emaranhadas, se erguem dos vales profundos em direcção ao céu povoado de nuvens avermelhadas pelo sol.

Sem comentários: