domingo, março 20

Laboratório de escrita criativa - nível avançado - bloco 3

Exercício - Bloco 3

Continue a narrativa de Italo Calvino (Adenda temática B), tentando articular o seu texto com um dos condimentos aristotélicos expostos mais acima (seja oriundo da Poética ou da Retórica; ver Adenda temática A).
Quando tomava banho numa praia ocorreu à Srª. Isotta Barbarino um desagradável contratempo. Nadava ela ao largo, quando, parecendo-lhe altura de regressar, e já se dirigia para a margem, se apercebeu de que um facto irremediável acontecera. Perdera o fato de banho.

Exercício:

Achou que a sua imaginação lhe estava a pregar partidas. Como fora possível ficar sem fato de banho sem ter dado por isso? Mas a verdade é que estava nua. Olhou à volta, desnorteada, como se o fato de banho fosse aparecer a boiar, como por milagre. 
Deu algumas braçadas, pensando como sair airosamente daquela situação, eram dez da manhã e não podia ficar na água até a praia ficar deserta. De repente avistou a uns metros de distância um volume claro que não conseguia identificar por causa do sol, nadou vigorosamente para lá para se deparar com um saco plástico com uma garrafa de água mineral vazia. 
Começou a pensar em voltar à praia assim como estava, talvez encontrasse algumas algas que lhe permitissem tapar-se minimamente até pedir auxílio ao salva vidas. Quando ia recomeçar a nadar viu aproximar-se um bote de borracha e dentro dele alguém que não conseguia identificar porque o sol a encadeava, ia pedir ajuda mas limitou-se a fitar, boquiaberta, o tripulante do bote, o Capitão Gancho, que trazia, preso no gancho que lhe servia de mão, o seu fato de banho e lhe disse com ar severo:
- Vista-se, nestes mares só as sereias podem andar nuas. A sereia, na popa do bote, sorriu-lhe suavemente e começou a cantar.

Sem comentários: