quinta-feira, março 10

Laboratório de escrita criativa - nível avançado - bloco 2

Exercício - Bloco 2
Imagine que Atla (ver Adenda temática A) não chegou nunca a morrer, apesar de o início o romance começar justamente por narrar a sua morte. Escreva a parte do enredo que daria alegadamente conta da reacção dos personagens, evocados na Adenda temática A, ao terem conhecimento de uma tal notícia (não ultrapasse as vinte linhas).

Exercício:
Os homens juntaram-se na taberna diante do porto velho. O sol desaparecia, avermelhado, na linha do horizonte. Atla surgiu, recortada contra o poente, os caracóis com reflexos acobreados pelo sol emolduravam-lhe o rosto sorridente. De repente, quando entrou no ângulo de visão dos pescadores as gaivotas desapareceram, os olhos de todos, incrédulos, fixaram-se nela, dois ou três soergueram-se, mirando-a, incrédulos, outro avançou um passo inseguro na direcção da porta, a um canto um barbudo engoliu a bebida de um trago, o taberneiro ficou suspenso, o pano imundo com que limpava o balcão, esquecido a um palmo deste.
Atla! - gritaram todos em uníssono.
Algumas portas adiante da taberna, as mulheres envoltas nos xailes escuros movimentaram-se também, incrédulas, uma mancha negra e agoirenta. Ouviram o grito dos homens e, adivinharam mais do que sentiram nele, o júbilo que fez recrudescer o ódio que se tinha apaziguado quando a julgavam morta. Uma escarrou com violência e a saliva bateu no empedrado do chão como uma bala. Ouviu-se murmurar entre dentes: - Puta de sorte, ela não morreu. Voltavam a ter os seus homens pela metade, sabiam que eles continuariam a suspirar secretamente por ela e a inveja corroía de novo as suas almas, como um ácido mortífero.

Sem comentários: