domingo, março 20

Laboratório de escrita criativa - nível avançado - bloco 4

Exercício - Bloco 4

Crie três a cinco imagens que utilizará num texto ficcional ainda por escrever. A fábula pressupõe o encontro fugaz de um homem e de uma mulher numa área de serviço. Durante quatro anos, sem saberem nada um do outro, encontram-se no motel dessa área de serviço no dia 16 de cada mês impar. O esquema falha apenas cinco vezes, durante esse longo período. No final, quando a mulher do protagonista descobre que tem uma irmã (apenas do lado do pai), os amantes vêem-se subitamente numa festa familiar. A aventura parece acabar de repente, mas, um dia, a casa do casal mais feliz de Alcochete aparece desfeita em chamas (cada imagem deverá ser sucintamente descrita em não mais do que cinco a seis linhas).

Exercício:

Imagem 1

Segundos, minutos, horas, dias, meses, quatro anos passaram e eles encontravam-se naquele motel frio e impessoal daquela área de serviço, mal se conhecendo, só os seus corpos se reconheciam.  As voltas do destino provocaram um encontro a propósito de uma meia-irmã subitamente encontrada, os encontros fortuitos perderam o encanto e terminaram queimados no angustiante incêndio que destruiu aquela casa.

Imagem 2

Os encontros fugazes num motel anónimo da mesma área de serviço, sucederam-se a uma cadência mensal, poucas vezes quebrada, ao longo de quatro anos. Eram encontros quase sem palavras, era o quase anonimato que os atraía, que os excitava. A alegria da descoberta de um novo membro da família dela foi ensombrada pela constatação de que ele era o cunhado. A relação queimou-se, tal como a casa do casal desfeita por chamas súbitas.

Imagem 3

Aquele motel anónimo incendiava-se uma vez por mês quando os seus corpos se encontravam e mergulhavam numa paixão sem palavras. A felicidade da descoberta de um vínculo familiar fez a paixão crescer, reforçou os laços entre ambos. Esconder dos outros os laços que os uniam era afrodisíaco. As miradas cúmplices, os sorrisos subtis, transfiguraram-se em horror diante do quadro das chamas devoradoras que destruíram a casa.

Sem comentários: