segunda-feira, fevereiro 28

Laboratório de escrita criativa - nível avançado

Iniciou-se esta semana o curso Laboratório de Escrita Criativa, desta vez o nível avançado.
O primeiro trabalho era:

“1 – Desenvolva a fábula a partir do curtíssimo enredo criado por Thomas Bernhard (“… um rapaz levou o cão a passear… com a trela. Depois quis subir a qualquer lado, puxou infelizmente a trela por cima da cabeça, o cão continuou provavelmente a correr mais três passadas e o rapaz ficou estrangulado”). Ou seja: relate – ainda que esquematicamente – o corpo da fábula que terá dado origem ao enredo lacónico e paródico redigido por Bernhard na Adenda temática C ( ver aqui em baixo ). Não ultrapasse um máximo de quinze linhas.”
“Conversão por Kurt Hofmann.”
“Quando escrevo, escrevo em toda a parte, onde quer que seja, é indiferente. Posso escrever num restaurante, posso escrever numa casa alugada, posso escrever em Paris no meio do trânsito, é-me absolutamente indiferente. Quando chega o momento, isso não me incomoda absolutamente nada. A questão é só, quando é que chega o momento. O que eu não posso é começar onde houver sossego e não acontecer nada, porque não posso entrar na questão. Preciso primeiro que tudo de estímulos e de qualquer incidente caótico ou algo de semelhante. O caos acalma. A mim de qualquer modo. E no jornal é realmente tudo caótico. Só que é muito fatigante, porque é preciso converter tudo. É preciso primeiro traduzir em fantasia. Hoje está no jornal que um rapaz levou o cão a passear — você leu? — com a trela. Depois quis subir a qualquer lado, puxou infelizmente a trela por cima da cabeça, o cão continuou provavelmente a correr mais três passadas e o rapaz ficou estrangulado. Não foi? Algo deste género se imagina depois. Agora, quando se descreve isto assim, é uma idiotice, porque não é nada de especial. Lá se tem de o converter ou de inventar qualquer coisa para lhe acrescentar.”
(Kurt Hofmann, Em conversas com Thomas Bernhard, Assírio e Alvim, Lisboa, 2006, p.33)

Trabalho:

As noites quentes de Agosto, na ilha, não o deixavam ter um sono descansado. A humidade colava-lhe os lençóis ao corpo, o sono, quando conseguia dormir, era agitado por sonhos recorrentes, estranhos. Os problemas conjugavam-se com o clima húmido e quando amanhecia levantava-se atordoado, cansado, quase mais cansado do que quando se deitara. 
Essa noite não era diferente das outras, apesar de uma leve brisa agitar as cortinas, não refrescava, era uma brisa quente, impiedosa. Voltou-se na cama que rangeu, irritando-o, desabafou-se e tentou esvaziar o cérebro de pensamentos, era necessário dormir para poder desempenhar cabalmente as suas funções na manhã que se aproximava. 
Adormeceu por fim para acordar logo a seguir, ou pelo menos assim lhe pareceu. Sonhara que passeava com o seu cão, que o levava pela trela e que chegava ao cimo de um monte, ia subir a uma pedra e… acordou. Voltou-se na cama e adormeceu de novo para acordar sobressaltado daí a pouco. Tinha retomado o sonho no exacto momento de subir à pedra, levava o seu cão, pela trela, subia  ao cimo do monte e trepava a uma pedra e de repente puxava a trela por cima da cabeça para ver melhor para além da pedra mas o cão correra ainda um pouco, duas, três passadas e ele morria estrangulado. Sentia-se sufocar, correu para a janela...

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom dia.

Descobri esta página por mero acaso, mas fiquei deliciado,com o que aqui encontrei, muito bem elaborado mesmo, os meus parabéns.

Bem mas o que me trouxe até aqui, foi uma pesquisa sobre futebol relacionada com o senhor Miguel Sousa Tavares, ao qual lhe gostaria de lhe perguntar apenas o que achou das contratações do FCP a época passada de jogadores como Rúben Micael e de Silvestre Varela, e que diferença via nessas duas contratações (posso ainda referir mais algumas do FCP em iguais circunstancias, ou seja, adquirir o jogador na véspera ou mesmo no próprio dia em que a sua futura equipa joga com a actual) com a contratação de Jardel pelo Benfica?
concordo com o que senhor Miguel Sousa Tavares afirma como sendo pouco ético e desportivo neste tipo de contratações, contundo penso que devemos ser íntegros em tudo e se neste caso concordo com o que ele diz, também não é menos verdade que o mesmo foi feito pelo FCP, a bem da verdade desportiva situações destas deveriam ser evitadas por todos os agentes desportivos. um bem haja

Joaquim Marques

Ana Ferreira disse...

O Porto contratou Ruben Micael a 18 de Janeiro, no mercado de inverno e só jogou contra o Nacional a 31 de Janeiro, não me parece que 18 de Janeiro seja véspera de 31.
Quanto a Varela foi contratado pelo Porto no inicio de Março de 2009 mas só a partir de 1 de Julho do mesmo ano é que passou a representar efectivamente o Porto. Não vejo nada de parecido com a contratação de Jardel, recordo-me sim da contratação do Jorge Ribeiro pelo Benfica quando jogava no Boavista e que até marcou um penaltie que curiosamente falhou, contra o Benfica....

Anónimo disse...

Senhora Ana Ferreira, a sua resposta efectivamente não me convenceu nada mesmo, basta dar uma vista de olhos aos jornais desportivos da data, e ver que não foi bem assim como a senhora descreveu, se bem que concordo nessas datas que referiu para assinatura de contrato, bem podem os portistas argumentar e os benfiquistas como eu desargumentar, nem eu concordo com a contratação do Jardel da forma que ocorreu, mas tambem não concordo com a forma como decorreram essas contratações do FCP, bem sei que a lei do mercado a isso obriga mas quanto a mim são jogadas baixas sejam elas praticadas por portistas ou por benfiquistas.

saudaçoes benfiquistas LOL

atenciosamente

Joaquim Marques

PS este blog nao acho que seja o indicado para debater assuntos futebolisticos, se tiver algum mais apropiado podera informar-me?

Ana Ferreira disse...

:)
tenho um blog portista mas não costumo debater futebol, é um blog informativo sobre o Porto http://portistaforever.blogspot.com

Anónimo disse...

Eu poderia deixar aqui uma data de piadas sobre o FCP, da mesma maneira que a senhora com certeza também poderia deixar uma data delas sobre benfiquistas, não o faço porque penso ser algo que se deve dizer como provocações entre amigos, de tal forma penso isso que por vezes imagino que o Pinto da Costa e o Luís Filipe Vieira como o Jesus e o Vilas Boas são os melhores amigos lol
Mas acho que o importante acima de tudo e realçar a justiça desportiva, e nesse aspecto penso que o FCP será um justo vencedor do campeonato, pois nunca vacilou, enquanto que o Benfica teve nas primeiras 4 jornadas um inicio mau demais, apesar de ainda ter esperança na renovação do titulo penso que tal já e muito dificil para n dizer impossivel, muitas pessoas de igual modo sejam do FCP ou do SLB tentam tirar merito a um e a outro pelos resultados alcançados, muitas vezes com desculpas de arbitragens, que realmente erram sim, mas erram quer a beneficiar quer a prejudicar e não gosto de ver certos comentários de treinadores e dirigentes que usam e abusam dessas desculpas, nunca vi um dirigente dizer que foi beneficiado, há que haver coerência, ou não se fala no assunto ou então tem de se reconhecer também que se foi beneficiao, mas vai dai, talvez seja tambem estes pormenores que tornam o futebol tão apaixonante.

um bem haja

Joaquim Marques

Anónimo disse...

já passaram tantos anos desde que deixara a ilha, tinha-se instalado na capital, numa luxuosa moradia com vista para o mar, onde da sua varanda poderia observar com toda a calma do mundo as gaivotas voando em circulo sobre o farol no alto da encosta, como que de braços abertos recebendo todos os barcos que diariamente ali navegavam, eram embarcações de grande porte, luxuosos paquetes e alguns pequenos pesqueiros, fazia-lhe recordar os seus tempos de criança na ilha, onde com seus irmãos ajudava o seu velho pai na antiga arte da pesca. Nada lhe dava mais prazer do que sentir a brisa matinal, o aroma dos pesqueiros, era uma vida dura mas honesta e nunca lhe faltou comida na mesa, apesar de serem uma família numerosa, alem dele eram sete irmãos o pai e mãe sempre tiveram o ganha pão da pesca, ele pescador, ela peixeira na lota local, com os anos a passarem havia terminado os seus estudos em director de marketing a sua nova actividade iria leva lo para longe da ilha, onde naquela empresa depressa de distinguiria dos demais, chegara depressa a director geral, os seus dias jamais seriam os mesmos, os únicos momentos que sentia serem só deles, eram aqueles em que com nostalgia recordava todos esses dias de criança...

Acha que ainda me safava na escrita? Ou será melhor ficar-me pelas criticas futebolares? lol

Joaquim Marques

Ana Ferreira disse...

Muito bem, belo texto, escreve muito bem :) eu estou a fazer este curso para desenvolver mais a minha escrita, sou uma leitora compulsiva, adoro ler mas sou muito sintética a escrever. O Joaquim escreveu um belo texto sim senhor, muito melhor do que discutir futebol que como dizia Nelson Rodrigues (acho que é dele a frase):futebol não é um caso de vida ou morte, é muito mais do que isso.

Anónimo disse...

infelizmente não escrevo tanto como gostaria, já não me sinto como quando tinha 18 anos em que todas as palavras me saiam bem, agora por vezes escrevo coisitas por brincadeira mas sinto que certas palavras estao a mais ou deveriam estar expostas de outra forma, deve ser a isso que chamam de inspiração, há quem a tenha e quem não a tem lol

Joaquim Marques